Dicas e Curiosidades das camisetas

A história da camiseta: Saiba como surgiram as primeiras camisetas e como elas foram incorporadas na moda!

Antiguidade:

Na antiguidade, a camiseta era usada como roupa íntima. Usadas por baixo das vestimentas dos soldados romanos, as chamadas “camisias”, eram brancas, feitas de puro linho e serviam para proteger o corpo da transpiração.


Século 4:

Mais para frente, as camisas continuavam a ser usadas por baixo das peças, mas principalmente pelos reis e pela nobreza. Os tecidos das peças usadas por cima eram muito ricos, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e como não dava para lavá-las, a camisa era usada por baixo dessas peças para evitar que sujassem.

Século 18:

O processo de popularização das t-shirts começou com a Revolução Industrial, iniciada no século 18. Nesse período foram inventadas máquinas para a produção de malhas e cortes de camisetas, principalmente de algodão. Vale-se ressaltar que no Brasil a industrialização têxtil só deu seus primeiros passos em meados do século 19.

Século 19:

No século 19 as roupas das crianças começam a ficar mais “infantis”, em vez de reproduções das dos adultos em miniatura. A camisa era a única vestimenta até os 5 ou 6 anos e também era usada para batizar as crianças.

Século 20:

Até início do século 20, a camiseta, ainda restrita à Europa, passa a ser utilizada como roupa de baixo para proteger os homens da transpiração e do frio, mas não demorou a ser incorporada em outras ocupações que demandavam trabalho corporal, como na agricultura. Para não rasgar as camisas, os trabalhadores braçais passam a usar só a camiseta para trabalhar, visto que eram Confortáveis e com baixo custo de fabricação.

1ª Guerra Mundial (1914 – 1918):

Durante a primeira guerra, soldados europeus usam por baixo dos uniformes, confortáveis camisetas feitas de algodão. Ao conhecer essa novidade, os americanos resolvem aderir e a levam para os Estados Unidos, visto que eles “morriam de calor” com seus uniformes de lã. E é nesse período que o design em formato de T leva a peça a ficar conhecida como T-shirt, em inglês.

2ª Guerra Mundial (1939 – 1945):

A camiseta ainda é considerada roupa de baixo, mas passa a ser peça-chave no uniforme da Marinha e do Exército Americano. Com isso, o público se acostuma mais a ver em revistas fotos dos soldados com camiseta, sem camisa por cima.

1948:

Em 1948 o candidato à presidência dos Estados Unidos, Thomas E. Dewey, faz uma das primeiras camisetas de propaganda da história, com os dizeres “Dew it for Dewey”. E a partir de então, os demais políticos passam a incorporar essa prática em suas campanhas também

Anos 50:

Vista antes de tudo como necessária entre a classe trabalhadora, a camiseta alcançou status fashion justamente com Marlon Brando e James Dean, nos anos 50. Vestida por astros do cinema, ela não demorou a ser eleita pela juventude como item do guarda-roupa que garantia a casualidade almejada pela geração do pós-guerra.

Em 1951, o artista Marlon Brando aparece de camiseta no filme “Um Bonde Chamado Desejo”. A simplicidade da camiseta como figurino serviu para criar a imagem do homem contestador e irresistível. A partir dessa época, a camiseta passa a fazer parte da indumentária das pessoas também na vida civil.

Outro ícone do cinema que fez história com o uso da camiseta foi James Dean em 1955. Ele aparece de camiseta no filme “Juventude Transviada” e a partir desse ato, a camiseta se torna sinônimo de rebeldia e contestação.

Anos 60:

Na esteira do movimentos anti-guerra e a favor da liberdade, a camiseta veste as cores psicodélicas dos hippies e passa a trazer mensagens pacifistas, na linha de “Faça Amor, Não Faça Guerra”. E foi apenas nessa época, que as mulheres também passam a usar a peça, que se torna “unissex”.

Anos 70:

As camisetas são usadas tanto como meio de expressão dos anseios da juventude quanto como suporte para propaganda, carregando símbolos de marcas em geral.

Anos 80:

Na década dos yuppies (abreviatura de Jovem Profissional Urbano em inglês), jovens ligados ao consumismo e ao individualismo, a moda passa a ser ostentação de dinheiro e poder, e a camiseta começa a trazer bem grande as marcas das grifes.

Anos 90:

A liberdade e jovialidade da moda nos anos 90 aparece nas roupas largas e largadas dos grunges. A camiseta passa a ser usada por qualquer segmento da sociedade, sem necessariamente ter comprometimento com causas, ideologias ou faixa etária.

E o estilo de roupas dos anos 90 está vindo com tudo em 2020 também.

Anos 2000:

A camiseta continua democrática e servindo a todos os gostos, desde as campanhas políticas à estampa de filmes e grupos musicais preferidos. As grandes marcas começam a investir mais nas linhas infantis, e cada vez mais peças voltadas a esse público são produzidas.

Era da Customização:

Sabemos que a comunicação vai muito além do que você diz! Ela engloba tudo ao seu redor, inclusive o que você veste. A necessidade de diferenciação e identificação com o que você veste está cada dia mais em alta.

Hoje, customização é a palavra de ordem. A personalização se tornou um desejo maior das pessoas. Cada um pode expressar o que pensa e sente através de estampas de sua própria autoria.